Pra Saúde
VAGINISMO,
O que é? Como Tratar?
O Vaginismo é caracterizado pela:
· Contração involuntária(espasmos) dos músculos da vagina
· Dificuldade em manter relação sexual, sem causa física.
· Dor para realização de exames
Algumas causas do Vaginismo podem ser emocionais, medo, ansiedade, abuso sexual, lesões, cicatrizes de cirurgias e infecções .
Alguns sintomas do vaginismo são parecidos com a dispareunias que causa dores antes, durante oud epois da relação sexual, atrofia, infecções, mal formação, ausência de lubrificação, problemas urinários e ginecológicos.
O médico fará a avaliação conforme o momento do aparecimento destes sintomas, se surgiu desde o início da vida sexual ou após um período de relação normal dentre outros critérios para o diagnóstico.
O Tratamento deve ter uma abordagem multidisciplinar, psicológico, fisioterapeuta e ginecologista.
A Fisioterapia Pélvica, utiliza técnicas de:
· A eletroestimulação (utilização de estímulos elétricos) é um recurso essencial, dentro do tratamento, para recuperar a contração da fibra muscular que está diminuída ou ausente.
· Utilização de dispositivos intravaginais, a inserção do cone ou dilatador auxilia a mulher a controlar e a dessensibilizar a musculatura, auxiliam na percepção corporal e no ganho defunção muscular, adaptando o corpo e a mente para a sensação de ter algo dentro da vagina.
Para o vaginismo, o tratamento vai além da simples inserção de dilatadores, seu uso não é para “aumentar” a abertura vaginal mas sim para adquirir o controle do assoalho pélvico, visto que na realidade, a dificuldade de penetração não está relacionada ao tamanho da vagina, mas sim à contração involuntária dos músculos, os dilatadores auxiliam na manutenção do tratamento realizado pelo próprio paciente em casa.